ETAPA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM MUZAMBINHO

Publicado em 06/12/2021 | Por Educação

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - 2022

A Conferência Estadual de Educação tem como objetivo geral mobilizar a sociedade de Minas Gerais para intensificar o monitoramento e a avaliação do cumprimento do Plano Estadual de Educação. E ainda, tem como objetivo específico, monitorar e avaliar a implementação dos Planos Municipais de Educação (PME), com ênfase no cumprimento das metas e das estratégias no sentido de promover avanços nas políticas públicas educacionais.

A Etapa Municipal da Conferência Estadual de Educação – CEEMG/CONAE 2022, tem como tema Inclusão, Equidade e Qualidade Social: compromisso com o direito e a defesa da educação democrática, gratuita, laica, popular, pública e presencial com segurança para todas as pessoas.

ATIVIDADES REALIZADAS NA ETAPA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM MUZAMBINHO

No dia 19 de novembro de 2021, em reunião na Secretaria Municipal de Educação, foi instituída a Comissão de Organização da Conferência Estadual de Educação-Etapa Municipal para alinhar os estudos dos eixos do Plano Estadual de Educação e as metas do Plano Municipal de Educação.

A reunião foi presidida pela Secretária de Educação, Prof.ª Heloisa Helena de Pádua Magalhães Santos, com a participação dos gestores e/ou representantes das escolas municipais, estaduais, particulares, Instituto Federal e APAE, membros dos Conselhos Municipais de Educação (CME) e do FUNDEB, Supervisoras Municipais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Na oportunidade, foram passados os objetivos gerais e específicos da conferência, bem como a organização dos grupos para estudo, sendo disponibilizado um cronograma para as reuniões.

No período de 20 de novembro a 02 de dezembro, aconteceram as reuniões dos grupos de estudo. A cada grupo coube a análise dos eixos, monitoramento, avaliação das metas e das estratégias que compõe o Plano Estadual de Educação.

Em 03 de dezembro, foi realizada na Câmara Municipal de Muzambinho, a culminância da Etapa Municipal da Conferência Estadual de Educação – CEEMG/CONAE 2022, onde através das apresentações dos grupos de estudo, tornou-se público a toda a comunidade muzambinhense a análise dos eixos, e a supressão e/ou complementação das metas e das estratégias propostas no Plano Estadual de Educação, oportunizando a participação de todos na sua consolidação.

Os Delegados abaixo descritos, representantes da Etapa Municipal da Conferência Estadual de Educação – CEEMG/CONAE 2022, foram eleitos por aclamação na reunião do dia 19/11 e apresentados a toda a comunidade na reunião do dia 03/12 com a função de acompanhar os trabalhos das conferências municipal e intermunicipal: Educação Infantil – Lúcia de Fátima Felipe Reis e Luciana Teixeira Oliveira de Lima; Ensino Fundamental – Amanda Souza Moraes e Juliana Aparecida Ribeiro da Silva; Ensino Médio – Renato de Carvalho Elis e Valquíria Helena Magarotto Machado; Educação Especial – Cleide dos Santos Ribeiro e Laís Maria Amâncio Alves. Delegados que irão representar o município de Muzambinho nas demais conferências: Sueli Moreira Ribeiro e/ou Creuzair Lemos Santos Salomão.

Abrilhantando o evento, estiveram presentes o Maestro Acácio Vieira e o Coral da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e a Contadora de Histórias Prof. Izabel Venância Alves da Silva.

Segue fotos das reuniões ocorridas.