DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR – 28 de Maio

Publicado em 30/05/2022 | Por Educação

Projeto Brincar e Imaginar

Escolas e Cemei’s - Rede Municipal de Educação de Muzambinho

As brincadeiras constituem um direito legítimo da infância, trazendo inúmeros benefícios, devido a isso são parte integrante da educação das crianças pequenas, e são essenciais para o desenvolvimento físico, intelectual e social de uma criança.

É por meio das brincadeiras que as crianças podem expressar os seus pensamentos, sentimentos e reproduzir as experiências vividas em seu cotidiano. Além disso, o brincar estimula a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, e muitas outras habilidades importantes para o desenvolvimento  infantil.

Ao brincar a criança aprimora seus sentidos e seus movimentos, desenvolve sua linguagem e seu pensamento, aprende e compreende os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.

Considerando a importância das situações que envolvem o brincar, este projeto vem sendo executado no mês de Maio, com bastante empolgação nas escolas e Cemei´s da Rede Municipal de Educação de Muzambinho, através de atividades artísticas, brincadeiras e brinquedos, rodas de conversa, histórias e muito mais.

A escola tem a missão de garantir que o brincar aconteça, pois é um dos mais importantes espaços para o brincar e são nestes locais que percebemos que as crianças vão dando significado a diversas experiências, e estas experiências serão imprescindíveis para toda a vida.

A culminância deste projeto está acontecendo desde o dia 20/05, com um maravilhoso passeio e piquenique no Parque Municipal e atividades recreativas no interior das instituições.

Clique em cada instituição para acessar os projetos desenvolvidos: CEMEI HELENA DIPE DA SILVACEIM RISOLETA NEVES (Fotos / Vídeo) , CEMEI DONA SEBASTIANA DO PRADO CAMPOSE.M. EM BOM RETIROE.M. FRANCISCO BUENO DA SILVA (Fotos / Vídeo 1 - Vídeo 2 - Vídeo 3) , E.M. NO POVOADO DE MOÇAMBO e E.M. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS .

A seguir, fotos do projeto da E.M. DONA FRANCISCA ALLEGRETTI BIANCHI.