INÍCIO DO ANO LETIVO NA REDE MUNICIPAL DE MUZAMBINHO

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO ESCOLAR

Publicado em 22/03/2021 | Por Educação

Antes do início do calendário escolar 2021, diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Educação de Muzambinho, participaram de duas reuniões de planejamento escolar para organizarem o desenvolvimento das atividades para o ano letivo de 2021. Os encontros aconteceram nos dias 22 e 23 de fevereiro de maneira presencial no primeiro dia e no segundo dia por webconferência.

Na oportunidade, foram apresentadas informações gerais para a volta às aulas, em especial a continuidade do ensino remoto, a partir do dia 24 de fevereiro, além de diretrizes que estão sendo discutidas para organização do ano letivo de 2021.

A supervisora pedagógica do ensino fundamental, em sua reunião on line Amanda Moraes, deu as boas-vindas aos gestores e professores demonstrando a equipe como seria o trabalho neste ano que se inicia.  “Estamos otimistas para 2021, visto que aprendemos muito com todas as dificuldades enfrentadas no ano passado e, por isso, tenho certeza que vamos trabalhar com os aprendizados e caminhar com ainda mais sucesso neste ano”, comentou.

A supervisora pedagógica da educação infantil, Lúcia Felipe, nas reuniões on line e presencial refletiu sobre o desafio “Como dar aula,fazer atividades e ensinar os alunos de educação infantil em tempo de isolamento social?” Pois sabemos que as crianças dessa faixa etária, constrói seu conhecimento em contato com objetos e por meio de atividades lúdicas, por isso as atividades enviadas no semanário, terão brincadeiras,atividades com estimulação sensorial, contação de histórias e jogos simbólicos contextualizados ás realidades das crianças. Os professores irão interagir com as crianças por meio de vídeos, utilizando os aplicativos e arquivando os vestígios pedagógicos.

Nesse contexto de oferecimento das atividades remotas a família assume o protagonismo das práticas pedagógicas por isso á escola irá orientar a família, quanto ao uso das ferramentas tecnológicas,  e sugerir atividades que integrem todos os membros  das famílias. O momento foi ainda de reflexão, no que diz respeito às estratégias e soluções educacionais, diante do atual cenário de pandemia, com o propósito de assegurar a melhor experiência de ensino às crianças e estudantes da rede. Em seguida, foram tratados assuntos como plano de trabalho e calendário escolar, incluindo um tempo para esclarecimentos de dúvidas e interação entre os docentes.

Para a Secretária de Educação e vice-prefeita Heloísa Magalhães, este momento é uma oportunidade de traçarmos metas e objetivos que serão alcançados durante o ano letivo de 2021, a participação e envolvimento de todos é essencial para que possamos juntos construir uma educação de qualidade para nossos alunos muzambinhenses.

Secretária da Educação: Heloisa Magalhães

Supervisora Pedagógica Educação Infantil: Lúcia Felipe