Secretaria de Educação de Muzambinho - MG
Bem vindo(a) ao Portal da Educação Municipal de Muzambinho!

Projeto Folclore - Virtuá da Chiquinha

Escola Municipal Francisca Bianchi

Publicado em 22/08/2020 | Por Escola M. Francisca Bianchi

Durante toda a semana os alunos da Escola Municipal Dona Francisca Allegretti Bianchi, realizaram atividades com o tema folclore.
O projeto “VIRTUÁ DA CHIQUINHA” teve como objetivo propiciar, mesmo que de maneira remota, o interesse pelo folclore brasileiro. As professoras enviaram atividades, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e valorizar as diversas manifestações folclóricas que fazem parte da nossa Cultura Popular e são passadas de geração em geração.

Foram realizadas com as turmas do pré I e pré II, diversas atividades de construção de brinquedos com material reciclável, desenhos e pinturas. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer e realizar brincadeiras que fizeram parte da infância de seus pais, com o objetivo de que as crianças envolvidas, conhecessem o passado, atráves do ato de brincar com seus familiares, preservando assim a tradição da nossa cultura regional. 
As crianças também ouviram muitas lendas e realizaram atividades envolvendo cantigas e  parlendas com seus familiares. 
No ensino fundamental, as crianças de 1º e 2 º anos, além da confecção de brinquedos folclóricos e leituras das lendas, tiveram a oportunidade de conhecer as receitas típicas de nossa região, brincaram bastante com os trava-línguas e parlendas, realizaram campeonato de adivinhações no grupo de whatsapp, conheceram alguns provérbios e ditados populares e se divertiram bastante vendo as produções uns dos outros. 

O folclore brasileiro é recheado de símbolos, fantasias, cores, raças e sabores. Neste projeto apresentamos as crianças, um pouco das riquezas que envolvem a nossa cultura popular!
Parabéns as famílias pelo envolvimento e empenho em ajudar seus filhos a realizar as atividades propostas! 
O nosso muito obrigado pela participação.